minttics.gov.ao
MINTTICS
09 Outubro de 2023 | 17h10 - Actualizado em 09 Outubro de 2023

“CONECTA ANGOLA” CHEGA A COMUNA DE CANZAR PROVÍNCIA DA LUNDA NORTE

O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), no quadro da celebração da Semana Mundial do Espaço, que se comemora de 4 a 10 de Outubro, colocou em operações esta segunda-feira, 9 de Setembro, na Lunda Norte, Comuna do Canzar, o serviço denominado “Conecta Angola”, que no essencial, visa fornecer de forma gratuita em zonas remotas, com limitações e carenciadas, acesso às comunicações (Internet), por via do satélite ANGOSAT-2.

Desta vez, o Kit Conecta Angola, chegou a comuna de Canzar, município de Cambulo, província da Lunda Norte, tornando-se assim na segunda localidade do país a beneficiar dos serviços de telecomunicações " Kit-Conecta Angola”, um projecto do Governo angolano que surge por meio dos benefícios oferecidos pelo Angosat-2.

No acto que marcou o início do funcionamento do serviço em Canzar, orientado a partir de Luanda, com recurso a internet, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, foi feita a interacção por via vídeo chamada - com o administrador comunal de Canzar, António Cabuango.

Na ocasião, o administrador comunal referiu que a chegada do "Conecta Angola” na localidade que dirige representa uma mais-valia para os munícipes, com destaque para os alunos, que através dessa ferramenta poderam, além de outras, reforçar e ampliar os seus recursos e meios de estudos. António Cabuango disse ainda que os serviços de internet servirão, igualmente, para apoiar o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), a nível do município.

Já, o ministro Mário Oliveira apelou às autoridades locais, com o apoio da população, a criarem mecanismos de segurança para proteger a respectiva infra-estrutura das constantes vandalizações que o país tem vindo a registar nos últimos tempos, para que desta forma a população possa ter acesso às comunicações de forma regular e permanente. Realçou ainda que a expansão dos serviços de telecomunicações às zonas recônditas do país demonstra o empenho e o interesse do Executivo na digitalização e modernização administrativa de Angola, facilitando assim a operacionalização dos processos administrativos e inclusão digital, tendo citado  o projecto SIMPLIFICA e o monitoramento de projectos de infra-estruturas nas mais variadas áreas.

Em declarações à imprensa, o ministro assegurou que o Conecta Angola irá chegar à todas as províncias do país, com destaque para a zona Leste e Sudeste, nos próximos meses. "O surgimento do Conecta Angola é uma das provas mais evidentes que o Angosat-2 está ao serviço da nação angolana e das empresas que operam em Angola. No momento, há um conjunto de operadores nacionais que já prestam serviços de comunicações as comunidades e não só, por via do Satélite Angolano, que está a funcionar com toda normalidade como qualquer satélite que opera no mundo”, disse.

A chegada do "Kit Conecta  Angola" em Canzar, surge quatro meses depois desse serviço chegar à comuna do Belo Horizonte, província Bié, em Junho último.

Com o objectivo de levar gratuitamente acesso à internet nas áreas remotas, carentes e com limitações, o Conecta Angola serve também para ajudar a reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das populações nessas regiões. Garante ainda que todas as comunidades, independentemente de sua localização geográfica, tenham acesso à internet e possam beneficiar-se das vantagens oferecidas pela conectividade digital angolana.

O projecto Conecta Angola foi desenvolvido a partir de uma solução de comunicações por satélite através de uma rede de comunicações rurais de baixo custo, e é gerida pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) do país.


Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério