O Prémio SADC de Jornalismo 2025 está aberto a todos os profissionais angolanos, quer trabalhem no interior como no exterior do País, cujas peças tenham sido publicadas na média angolana durante o ano de 2024.
Os temas devem debruçar-se sobre questões e actividade ligadas à integração regional dos países da SADC, nomeadamente, nos domínios das infraestruturas, da cultura, da energia, das águas, da agropecuária, da indústria, dos transportes, do turismo, do comércio, da promoção da paz e segurança regional, da governança e democracia, da cooperação diplomática e relações internacionais, entre outros não menos importantes.
As candidaturas deverão ser apresentadas ao Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) do Prémio SADC de Jornalismo 2025, até ao dia 28 de Fevereiro do próximo ano, pelas vias digital ou física, mediante o preenchimento da Ficha de Inscrição correspondente, na qual figuram as instruções de adesão.
No formato digital, pelo WhatsApp: (+244) 923 - 41.59.02., ou pelo Email: premiosjornalismo@minttics.gov.ao.
No formato físico, através do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), Rua Serqueira Lukoki n.º 124, Caixa Postal 2805 - Luanda.
Para a gestão da participação do País no Prémio SADC de Jornalismo 2025, o Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) é constituído do seguinte modo:
1. João Demba– Coordenador Nacional de Média da SADC;
2. Anastácio de Brito- Presidente do Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) e do Júri;
3. Fernando Tati- Jurado para a categoria de Imprensa;
4. Arlindo Macedo– Jurado para a categoria de Rádio;
5. Mariana Ribeiro– Jurada para a categoria de Televisão;
6. Quintiliano dos Santos– Jurado para a categoria de Fotojornalismo;
7. Gisela Inácio– Ponto Focal.
Os vencedores das quatro categorias do Prémio SADC de Jornalismo 2025 serão anunciados na 45.ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, aprazada para Agosto do próximo ano, na República de Madagáscar.
Os primeiros classificados de cada uma das categorias terão como prémios um Certificado, assinado pelo Presidente em Exercício da SADC, Sua Excelência Emmerson Mnangagwa, Chefe de Estado do Zimbabwe e uma quantia monetária no valor de dois mil e 500 dólares norte-americanos.
Os segundos classificados de cada uma das categorias terão como prémios um Certificado, assinado pelo Presidente em Exercício da SADC, Sua Excelência Emmerson Mnangagwa, Chefe de Estado do Zimbabwe e uma quantia monetária no valor de mil dólares norte-americanos.
Luanda, aos 25 de Outubro de 2024.
O MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES,
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL.