Todos os actos inerentes à realização exitosa do Prémio Nacional de Jornalismo 2025, que se pretendem justos e transparentes, serão garantidos pela Comissão de Adjudicação e respectivo Júri, acreditados, para o efeito, pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Nomeadamente:
1. Anastácio de Brito - Presidente da Comissão de Adjudicação e do Júri;
2. Fernando Tati - Jurado para a categoria de Imprensa;
3. Arlindo Macedo – Jurado para a categoria de Rádio;
4. Mariana Ribeiro – Jurada para a categoria de Televisão;
5. Quintiliano dos Santos – Jurado para a categoria de Fotojornalismo;
6. João Demba – Monitor.
O Prémio Nacional de Jornalismo de Angola 2025 está aberto a todos os jornalistas angolanos, sem excepção, quer trabalhem no interior ou no exterior do País, cujos trabalhos tenham sido publicados na média angolana, entre 10 de Agosto de 2024 e 10 Agosto de 2025.
As candidaturas deverão ser apresentadas à Comissão de Adjudicação até ao dia 10 de Agosto de 2025, no formato digital ou físico, mediante o preenchimento de uma Ficha de Inscrição, onde figuram as instruções de adesão.
No formato digital, pelo whatsApp: (+244) 923 - 41.59.02. ou pelo e-mail: premiosjornalismo@minttics.gov.ao.
No formato físico, através do Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM), Rua Serqueira Lukoki n.º 124, Caixa Postal 2805 - Luanda.
O Acto de Anúncio dos Vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo de Angola 2025 está previsto para o dia 30 de Outubro do ano corrente.
A Cerimónia de Outorga dos Certificados e Troféus, a 30 de Novembro, em homenagem ao mês da proclamação da Independência Nacional de Angola.
Os vencedores de cada uma das categorias (Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo) serão premiados com um certificado, com um troféu em bronze e com uma quantia monetária no valor de dois milhões e 500 mil kwanzas.
Os segundos classificados serão galardoados com um certificado e com uma quantia monetária no valor de um milhão e 500 mil kwanzas.
Os terceiros classificados serão laureados com um certificado e com uma quantia monetária no valor de 500 mil kwanzas.
Os certificados terão a assinatura do Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Sua Excelência Mário Augusto da Silva Oliveira.
O Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social aproveita o ensejo para convidar todos os jornalistas angolanos, de Cabinda ao Cunene e no exterior de Angola, para a sua participação neste concurso nacional, donde se pode evidenciar o reconhecimento profissional de cada um, a sua visibilidade, o desenvolvimento profissional e a promoção de um Jornalismo de qualidade no País.
O Prémio Nacional de Jornalismo de Angola, instituído a 10 de Maio de 2007, é de temática livre, no quadro da ética e da deontologia profissional, tendo por objectivo incentivar e distinguir a criatividade e a investigação jornalísticas, promover a qualidade e o mérito no exercício da profissão, bem como destacar o papel dos jornalistas na promoção das liberdades de imprensa, de expressão e de informação, do desenvolvimento da sociedade angolana e da democracia participativa.
Luanda, aos 10 de Maio de 2025.
O MINISTÉRIO DAS TELECOMUNICAÇÕES,
TECNOLOGIAS E INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO SOCIAL.