minttics.gov.ao
MINTTICS
15 Março de 2025 | 17h03 - Actualizado em 15 Março de 2025

COMUNICADO FINAL

1. Sob a condução de Cristóvão António Braganca, Presidente da Mesa, a Assembleia Geral da Associação de Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) esteve reunida na sua Sessão Ordinária, no Hotel Tropico em Luanda, no dia 14 de Março de 2025, tendo iniciado às 9h05.

2. A sessão iniciou com dois momentos de minutos de silêncio em memoria do Jornalista Alves António da Rádio Nacional de Angola (RNA) e dos membros da AJECO in memoriam, designadamente, Ismael Mateus, Agostinho Quilemba e Victória da Graça e uma salva de palmas em honra ao primeiro presidente da organização, Messias Constantino, ausente por razões de saúde. 

3. Na abertura, o Presidente da Mesa começou por saudar os presentes e de seguida enumerou valores essenciais ao exercício do jornalismo económico, considerando os pilares indispensáveis para um bom exercício da actividade de jornalismo económico.

4. Sobre a Ordem de Trabalhos e após pedidos de ponto prévio, foi por unanimidade retirada da agenda de trabalhos, o ponto relativo à alteração pontual aos Estatutos e do Regulamento Interno. Os presentes em observância aos Estatutos aprovaram que os documentos sejam alterados em sessão extraordinária, a ser convocada para o efeito.
5. A reunião apreciou e aprovou com 33 votos a favor, 0 contra e 7 abstenções o "Relatório de Gestão e Financeira”, tendo os participantes sugerido que se melhore as questões do ponto de vista do Plano Financeiro, que sejam apresentados os números de trabalhadores, ordenados auferidos e inscrição a Segurança Social e quotizações em falta.

6. Foi notada a ausência de parecer do Conselho Fiscal ao Relatório de Gestão.

7. Após duas interrupções, sendo um intervalo para descanso e um pedido de um membro para a revisão da conformidade das listas, a Comissão Eleitoral, presidida pelo jornalista Álvaro Maceira (Membro Honorário), aceitou a sugestão de votação secreta e validou a lista unica concorrente à eleição dos Órgãos Sociais da AJECO.

8. A Lista A venceu com a votação ocorrida tendo sido apurados 27 votos a favor, 2 contra e 1 abstenção, apurando-se mais de 90 por cento a favor da lista vencedora.

9. A tomada de posse dos Órgãos Sociais da AJECO para o quadriénio 2025-2029 está aprazada para num prazo não inferior a 10 dias em local a definir, em Luanda.

10. A Assembleia Geral contou com a intervenção (encerramento) do Exmo Director Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Dr. João Demba, em representação de Sua Excelência Ministro de tutela, Engº Mário Oliveira. 

11. Na sua intervenção, o DNICI considerou relevante a parceria que o MINTTICS mantém com as organizações da classe jornalística, em particular com a AJECO, tendo manifestado a abertura incondicional para prestar o devido apoio institucional à formação e capacitação de jornalistas de especialidade e profissionais de comunicação e a outros identificados, à luz do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo Angolano (PNCIE 2024 - 2027).

12. No evento, foram contemplados com Diplomas de Mérito a membros de categorias, nomeadamente, Efectivos, Consultivos, Honorários e Beneméritos, que deram o seu melhor para manter intacta a organização no mandato de 2020-2024.

13. Foram atribuídas igualmente diplomas de reconhecimento, a título póstumo, a três membros falecidos, no caso, do Ismael Mateus, Agostinho Quilemba e Victória da Graça. Os familiares dos renomados jornalistas receberam os galardões.

14. A Assembleia Geral decorreu de forma harmoniosa e no final ganhou o bom senso do quórum que validou o lema apresentado pela Lista A de continuidade: "Dinamizar para um Jornalismo Económico Mais Actuante”.  


Luanda, aos 14 de Março de 2025.


A Comissão de Redacção


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério