2. A sessão iniciou com dois momentos de minutos de silêncio em memoria do Jornalista Alves António da Rádio Nacional de Angola (RNA) e dos membros da AJECO in memoriam, designadamente, Ismael Mateus, Agostinho Quilemba e Victória da Graça e uma salva de palmas em honra ao primeiro presidente da organização, Messias Constantino, ausente por razões de saúde.
3. Na abertura, o Presidente da Mesa começou por saudar os presentes e de seguida enumerou valores essenciais ao exercício do jornalismo económico, considerando os pilares indispensáveis para um bom exercício da actividade de jornalismo económico.
4. Sobre a Ordem de Trabalhos e após pedidos de ponto prévio, foi por unanimidade retirada da agenda de trabalhos, o ponto relativo à alteração pontual aos Estatutos e do Regulamento Interno. Os presentes em observância aos Estatutos aprovaram que os documentos sejam alterados em sessão extraordinária, a ser convocada para o efeito.
5. A reunião apreciou e aprovou com 33 votos a favor, 0 contra e 7 abstenções o "Relatório de Gestão e Financeira”, tendo os participantes sugerido que se melhore as questões do ponto de vista do Plano Financeiro, que sejam apresentados os números de trabalhadores, ordenados auferidos e inscrição a Segurança Social e quotizações em falta.
6. Foi notada a ausência de parecer do Conselho Fiscal ao Relatório de Gestão.
7. Após duas interrupções, sendo um intervalo para descanso e um pedido de um membro para a revisão da conformidade das listas, a Comissão Eleitoral, presidida pelo jornalista Álvaro Maceira (Membro Honorário), aceitou a sugestão de votação secreta e validou a lista unica concorrente à eleição dos Órgãos Sociais da AJECO.
8. A Lista A venceu com a votação ocorrida tendo sido apurados 27 votos a favor, 2 contra e 1 abstenção, apurando-se mais de 90 por cento a favor da lista vencedora.
9. A tomada de posse dos Órgãos Sociais da AJECO para o quadriénio 2025-2029 está aprazada para num prazo não inferior a 10 dias em local a definir, em Luanda.
10. A Assembleia Geral contou com a intervenção (encerramento) do Exmo Director Nacional de Informação e Comunicação Institucional do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Dr. João Demba, em representação de Sua Excelência Ministro de tutela, Engº Mário Oliveira.
11. Na sua intervenção, o DNICI considerou relevante a parceria que o MINTTICS mantém com as organizações da classe jornalística, em particular com a AJECO, tendo manifestado a abertura incondicional para prestar o devido apoio institucional à formação e capacitação de jornalistas de especialidade e profissionais de comunicação e a outros identificados, à luz do Plano Nacional de Comunicação Institucional do Executivo Angolano (PNCIE 2024 - 2027).
12. No evento, foram contemplados com Diplomas de Mérito a membros de categorias, nomeadamente, Efectivos, Consultivos, Honorários e Beneméritos, que deram o seu melhor para manter intacta a organização no mandato de 2020-2024.
13. Foram atribuídas igualmente diplomas de reconhecimento, a título póstumo, a três membros falecidos, no caso, do Ismael Mateus, Agostinho Quilemba e Victória da Graça. Os familiares dos renomados jornalistas receberam os galardões.
14. A Assembleia Geral decorreu de forma harmoniosa e no final ganhou o bom senso do quórum que validou o lema apresentado pela Lista A de continuidade: "Dinamizar para um Jornalismo Económico Mais Actuante”.
Luanda, aos 14 de Março de 2025.
A Comissão de Redacção