minttics.gov.ao
MINTTICS
12 Janeiro de 2024 | 16h01 - Actualizado em 12 Janeiro de 2024

CENTRO DE FORMAÇÃO DE JORNALISTAS DO HUAMBO INAUGURADO PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA

O Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), na província do Huambo, foi inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço.

Após o corte da fita e descerrar a placa, João Lourenço, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, do ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, entre outras entidades - políticas, eclesiásticas, académicos, e recebeu informação sobre as valências da infra-estrutura, equipada com tecnologia e equipamentos de última geração.

O centro que está situado no bairro Macolocolo, arredores da cidade do Huambo, vai permitir assegurar a formação nas áreas de jornalismo, relações públicas, multimédia, cinema, publicidade e marketing a nível do país e da região da África Austral (SADC).

INFRA-ESTRUTURAS
A infra-estrutura, está orçada em cerca de 35 milhões de dólares norte-americanos, possui seis edifícios, um dos quais reservado ao serviço de restauração, duas quadras polidesportivas, seis residências de passagem nas tipologias T4 e T3, para além de estúdios de Televisão, Rádio e Imprensa.
Conta ainda com 16 salas de aulas, 88 dormitórios para 200 estudantes, um auditório com capacidade para 300 pessoas "baptizado" com o nome Professora e escritora Gabriela Antunes, estúdio de fotografia, biblioteca, enfermaria e a digital.ao.

DIGITAL.AO
O  digital.ao - Huambo é uma incubadora de startups agregada ao Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI),  com objectivo de massificar a inclusão digital dos Angolanos sobretudo para apoiar a sociedade na transformação de ideias inovadoras a nível das tecnologias de informação.
Disponibiliza vários serviços - registo de empresas, hospedagem de página web e correio corporativo, formação técnica, laboratório de TI, incubação de startups, mentoria e acompanhamento de startups.

Na província do Huambo, as instalações do CEFOJOR (Huambo) foram projectadas para estimular o crescimento académico e prático dos estudantes bem como para o aprimoramento das habilidades jornalísticas.

Em termos de oferta formativa, o curso profissional de jornalismo é a maior referência do CEFOJOR. No Huambo, serão ministrados também cursos de línguas nacionais, língua portuguesa e inglesa, redacção de documentos oficiais, sonoplastia, marketing, mestre de cerimónia, entre outros.

Em termos de formadores, a direcção do CEFOJOR pretende apostar em profissionais experimentados e que se notabilizaram na TPA, RNA, ANGOP, JORNAL DE ANGOLA.
Os estúdios de Televisão e Rádio e a sala de Imprensa do CEFOJOR (Huambo) homenageiam os jornalistas Celestino Caeso (TPA), Carlos Pereira (Rádio) e Joaquim Neves (ANGOP), a par do auditório denominado "Gabriela Antunes".

Este Centro Regional de Formação de Jornalistas, que vai servir, também, às províncias e países vizinhos, dispõe de estúdios de rádio, televisão, oficina de imprensa, fotografia, música, dormitórios, auditório, área administrativa, entre outros compartimentos. 


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério