minttics.gov.ao
MINTTICS
12 Dezembro de 2023 | 14h01 - Actualizado em 12 Dezembro de 2023

CENTRALIDADE DO LOBITO GANHA TRÊS PONTOS DE INTERNET GRÁTIS

Três novos pontos de internet grátis, com capacidade de atender trezentos utilizadores em simultâneo, foram instalados esta quinta-feira, na centralidade do Lobito, província de Benguela.

A iniciativa enquandra-se no âmbito do programa "Angola Online", executado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).  

De acordo com o director-geral do INFOSI, André Pedro, o projecto começou em 2014 e, até ao momento, já foram criados mais de 135 pontos de internet gratuita em todo o país.

Falando particularmente da província de Benguela, disse estarem instalados treze pontos, no município sede, no Lobito e na Catumbela.

"O INFOSI é responsável pela massificação e inclusão digital da população angolana e este projecto está desenhado para atender com o mínimo de um ponto de internet gratuita em cada município do país.

Neste momento, segundo André Pedro, estão a ser atendidas as grandes centralidades, mas, nos próximos tempos, as operações serão estendidas para outras localidades do território angolano.

Por sua vez, o vice administrador da Centralidade do Lobito, Zeferino Cacumba, disse ser uma mais-valia receber este tipo de equipamento com os serviços que se impõem. "É uma boa oportunidade para os pequenos e grandes empreendedores poderem explorar ao máximo, assim como para as pessoas de uma maneira geral", afirmou satisfeito.

O estudante Martins Sandala congratulou-se com o facto, afirmando que vai ajudar bastante na pesquisa dos trabalhos escolares e também particulares.

"Antes, havia muita dificuldade em usar a internet porque muitos estudantes nem sempre tinham dinheiro para comprar saldo de dados", revelou.

Disse ainda que eram obrigados a ir ao bairro do Alto Liro, vizinho da centralidade, ou descer para a zona baixa da cidade, para encontrar outro ponto da internet.

A centralidade do Lobito ocupa uma área implantada de 293, 82 hectares, com três mil unidades habitacionais, entre as quais 856 vivendas e dois mil e 144 apartamentos.

O projecto foi concebido para albergar uma população estimada em dezoito mil habitantes. 

 

Fonte:Angop




Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério