Este ciclo de palestras é uma resposta ao desafio de construir um Jornalismo que fortaleça o rigor e o acesso à informação. A edição inaugural, albergada pela Universidade Metodista de Angola (UMA), reuniu várias individualidades, com realce para o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino, em representação do Ministro Mário Oliveira.
Nuno Caldas Albino elegeu a formação contínua como um pilar para o fortalecimento do Jornalismo angolano, reconhecendo o papal essencial desempenhado pelos profissionais desta área, ao longo das várias etapas do processo político na pós-independência nacional.
"Os jornalistas sempre foram os verdadeiros heróis da cidadania, fazendo o possível e o impossível para que as notícias chegassem aos nossos cidadãos”, referiu.
Segundo o director do CEFOJOR, Ikuma Bamba, com o engajamento de jornalistas veteranos, académicos e especialistas, o ciclo de palestras passará por várias universidades do país, para aproximar a juventude às referências da classe em Angola.
Nesta primeira edição do projecto, que abordou "A História do Jornalismo Angolano”, sob condução do professor Adérito Quizunda, foram entregues menções honrosas à família de Ismael Mateus, como reconhecimento do seu contributo à Comunicação Social angolana, e à UMA, por ter acolhido o lançamento da iniciativa.
A viúva de Ismael Mateus, Carla Sebastião, incentivou os aspirantes à profissão a seguirem os exemplos deixados pelo jornalista.
Fonte: MINTTICS