Ao intervir na sessão, o Secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas referiu que o tema se alinha ao trabalho que o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social tem vindo a desenvolver em parceria com os principais agentes do sector. Por seu turno, o Director-Geral do CEFOJOR, Ikuma Bamba, frisou a importância de um diálogo contínuo e estruturado para a identificação de soluções eficazes e sustentáveis.
A mesa-redonda, moderada pelo especialista António Páscoa, contou com a participação de figuras que actuam no espaço mediático lusófono, entre as quais Nicolau Santos (Presidente do Conselho de Administração da RTP), Pedro Braumann (Director da Rádio e Televisão de Portugal), Francisco Mendes (PCA da Televisão Pública de Angola), Pedro Neto (PCA da Rádio Nacional de Angola), Karina Miranda (PCA da Rádio e Televisão de Cabo Verde) e Cláudio Jone (Administrador de Conteúdos da Televisão de Moçambique).
Durante os debates, foram analisados os desafios e as oportunidades na captação de recursos para os media, com realce para a necessidade de melhorar o financiamento, inovação tecnológica e no fortalecimento das parcerias institucionais. Os intervenientes reconheceram a necessidade de um trabalho conjunto que permita transformar as reflexões em medidas concretas, adaptadas à realidade económica e social de cada país.
A actividade encerrou a visita da delegação da RTP a Angola, realizada a convite do CEFOJOR, no âmbito das comemorações dos 50 anos da independência nacional.
Fonte: MINTTICS