minttics.gov.ao
MINTTICS
23 Novembro de 2022 | 10h05 - Actualizado em 23 Novembro de 2022 | 10h05

ANGOSAT-2 PODERÁ AGREGAR VALOR AO PETRÓLEO E GÁS EM ANGOLA

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, disse esta quarta-feira, que o satélite Angosat-2, já em órbita, vai contribuir para alavancar o sector do petróleo e gás em Angola, no que respeita as telecomunicações

Mario Oliveira disse que, o país está em melhores condições hoje, por via de quadros nacionais pertencentes ao programa especial nacional de fornecer ao sector petrolífero e não só, sistemas que permitem prever e medir, além de outras, os derrames de petróleo.

O ministro, que interveio na Conferência sobre Tecnologias e Inovação, organizado pela Mercury Serviços de Telecomunicações (MSTelcom), referiu que com o Angosat-2 e o sistema de observação da terra, o Executivo está em melhores condições de fornecer ao sector petrolífero, aquilo que se tem como necessidades do mercado petrolífero e não só. "O Angosat-2 representa investimento muito grande que o país desenvolveu. É uma componente do Programa Nacional Espacial que inclui o sistema de observação em terra”, lembrou.

Além do Angosat-2, disse que o Executivo deu início ao projecto de expansão do cabo de fibra óptica, que virá a ser uma peça "muito importante” para o ecossistema da exploração petrolífera. O desenvolvimento de aplicações espaciais, segundo o ministro, são, entre outros projectos, os que o país está em condições de fornecer ao sector petrolífero. Além disso, fez saber que Angola também aderiu ao cabo "2 África”, um dos maiores cabos em construção de fibra óptica. "O sector petrolífero em Angola pode contar com as valências e inteligências do nosso país, contar com aquilo que os angolanos estão a fazer no que as telecomunicações e tecnologias de informação diz respeito”, garantiu o governante.

O ministro fez saber ainda que, nos  últimos 20 a 25 anos, o Governo tem investido "forte” de forma cíclica nas redes básicas de telecomunicações, quer seja via satélite, quer seja por microndas, quer seja em fibra óptica.

No quadro destes investimento, hoje o país tem um conjunto de três cabos de fibra óptica internacionais que atracam em Angola, dos quais, o SACS - o único cabo que liga África com a América do Sul.

O ministro teceu também de forma muito incisiva algumas palavras aos jovens, das quais, destacou a importância de se continuar a dar oportunidade a juventude para que esta continue a estudar e a formar-se cada vez mais, pois, observa, de nada adianta termos satélites se não tivermos jovens capazes de poder manejar toda a tecnologia em volta do desenvolvimento do ecossistema tecnológico.
 
"Em Angola temos capacidades, mas precisamos dar mais oportunidade a nossa juventude, para que esta continue a estudar mais e formar-se cada vez mais. Porque, de nada nos adianta termos satélites, de nada adianta termos redes de fibra óptica, de nada adianta termos FPSOs se não tivermos jovens, e jovens adultos já agora, capazes de poder manusear toda a tecnologia que está a volta do desenvolvimento, não só do sector de Petróleo e Gás, mas também, de todo o ecossistema”, realçou.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério