minttics.gov.ao
MINTTICS
22 Fevereiro de 2024 | 14h02 - Actualizado em 22 Fevereiro de 2024

ANGOLA TRABALHA NA LEGISLAÇÃO SOBRE CIBERSEGURANÇA

Angola caminha para a criação de um pacote legislativo sobre Cibersegurança, assim como a criação de uma Academia para formação de quadros qualificados e de excelência, para combater as ameaças digitais, disse, recentemente, o ministro das Telecomunicações Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira.

Falando no I Fórum Sobre Governança na Internet em Angola, ocorrido em Luanda, o governante reconheceu que as ameaças digitais não conhecem fronteiras, pelo que Angola tem procurado estabelecer parcerias e participar de redes globais de partilha de informações sobre cibersegurança.

 Mário Oliveira acredita com a modernização da legislação nesta matéria e com a formação de quadros, por via da implementação e operacionalização da Academia de Cibersegurança, cujos primeiros passos estão já a ser dados pelo Ministério, o país poderá melhor enfrentar os desafios do mundo digital para a segurança plena das nossas redes e serviços.

 Referiu que a realização do I Fórum de Governança da Internet em Angola representa uma oportunidade para todos os stakeholders do sector público e privado, sociedade civil e comunidade académica, unirem forças na elaboração de estratégias que promovam uma governança eficaz da Internet em Angola.

 "Ao alinharmos com os esforços globais para a Quarta Revolução Industrial, estamos, não apenas a contribuir para o desenvolvimento económico e social de Angola, mas também a garantir que o país esteja preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do futuro digital”, disse.

Neste quadro, anunciou, que dentro das acções do MINTTICS,  a realização dos Fóruns Provinciais de Governança da Internet, como forma de expandir os conhecimentos e com ele o bom uso da internet no país, de modo que possa se constituir numa bandeira ao alcance de todos e em todo território nacional.

 "Juntos, podemos enfrentar os desafios existentes, aproveitar as oportunidades emergentes destes e garantir que a Internet seja um recurso acessível, seguro e produtivo para todos”, realçou.

Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério