O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, inaugurou, neste sábado, no município de Cacuaco, o cabo submarino 2Africa, um dos maiores sistemas de cabos do mundo, com cerca de 45 mil quilómetros de extensão e capacidade projectada até 180 Tbps, ligando África, Europa, Médio Oriente e Ásia.
A entrada em operação do 2Africa representa um passo decisivo para a melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações em Angola, promovendo a inovação, a inclusão digital e o crescimento económico. Durante a cerimónia, o ministro destacou o momento histórico para o país, alinhado com a estratégia de transformação digital, sublinhando também o desafio de reforçar a rede terrestre para garantir que os benefícios cheguem aos cidadãos.
Com este novo cabo, o país poderá expandir a conectividade, melhorar o acesso à internet e fortalecer serviços essenciais como banca, saúde, telemedicina e agricultura. Mário Oliveira apelou ao envolvimento de todos os actores para transformar o projecto numa mais-valia para o desenvolvimento nacional, em consonância com o Programa de Desenvolvimento Nacional e a Estratégia Angola 2050, felicitando a UNITEL pela liderança do projecto.
O PCA da UNITEL, Aguinaldo Jaime, realçou o papel estratégico das telecomunicações no desenvolvimento do país, afirmando que projectos como o 2Africa contribuem para o crescimento do PIB e a melhoria das condições de vida. Já o PCE da UNITEL, Amílcar Safeca, apresentou de forma sucinta o processo de implementação e os benefícios estratégicos do projecto.
A cerimónia reuniu representantes do Governo, parceiros institucionais e membros do consórcio internacional, marcando um importante avanço para o desenvolvimento digital do país
Fonte: MINTTICS