minttics.gov.ao
MINTTICS
27 Março de 2024 | 13h03 - Actualizado em 27 Março de 2024

ANGOLA ORGANIZA III EDIÇÃO DO MAIOR EVENTO ESPACIAL DE ÁFRICA

Decorreu nesta quarta-feira, em Luanda, o lançamento da III edição da Conferência Espacial de África 2024, que Angola vai albergar, entre 2 e 5 de Abril do corrente ano.

O maior evento espacial do continente, organizado pela Space in Africa, em parceria com a União Africana e o Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), contará com stands das maiores agências espaciais do mundo, como a NASA (Agência Espacial dos EUA), Agência Espacial Europeia, SANSA (da África do Sul) e KSA (do Quénia).

Nesta edição, os participantes vão discutir "O papel do espaço na redução da pobreza em África”, com apresentação de propostas que utilizem tecnologia espacial para o combate à pobreza no continente.

A Conferência Espacial de África (New Space Africa Conference, em Inglês), constitui-se, assim, numa oportunidade única para promover os avanços tecnológicos e as inovações espaciais africanas à nível mundial, convidando também o investimento estrangeiro em vários segmentos do sector espacial regional.

O porta-voz do evento e representante do GGPEN, Gilberto Gomes, disse que os investimentos do Governo angolano no sector espacial, com produtos e soluções desenvolvidos desde 2016, chamaram a atenção dos grandes investidores internacionais na área espacial. 

Por outro lado, realçou que os esforços do Governo permitiram que Angola estivesse presente em várias plataformas internacionais de discussões na área espacial, bem como no Comité para a Área de Exploração Pacífica do Espaço Exterior, um órgão ligado às Nações Unidas.

Por seu turno, o director-geral da empresa Space in Africa, Temidayo Oniosun, disse estarem orgulhosos pelo desempenho e capacidade de utilização das novas tecnologias por parte de Angola, para resolver problemas com a interacção entre vários ministérios, acreditando que o GGPEN está em condições de desenvolver muito mais no âmbito dos seus programas de acção.

A III edição da Conferência Espacial de África 2024 prevê a adesão de 400 especialistas, 51 organizações de 44 países e quatro continentes, entre agências espaciais, empresas e startups.

Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério