A eleição, para um mandato de dois anos, ocorreu durante a 41ª Assembleia da Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite (ITSO),realizada de 8a10 de Outubro, em Washington D.C., Estados Unidos da América.
Angola também foi eleita vice-presidente da Região Africana da ITSO, sendo representado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), por intermédio do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), através do director-geral, Dr.Zolana Rui João. Como director a-geral da ITSO foi eleita a brasileira Renata Brazil-David.
Em cada reunião ordinária, a Assembleia elege, entre os representantes, um presidente e um vice-presidente. O vice-presidente de verá dirigir, na ausência do presidente, as sessões. Além disso, cada reunião da Assembleia deverá eleger cinco vice-presidentes, sendo um dentre os representantes das cinco regiões definidas pela Conferência de Plenipotenciários da UIT, realizada em Málaga-Torremolinos em 1973.
Nessa gestão de dois anos, Angola tem como grande responsabilidade liderar o continente para que os países possam ter maior acesso aos satélites de comunicação, a fim de garantir que as redes internacionais de satélites possam ser usadas para conectar os mais de 67% de cidadãos africanos, desprovidos do acesso à Internet.
Angola tem também como desafio de inteira importância de se continuar ater um mecanismo para preservar e proteger as obrigações de serviço público, bem como o Património Comum das partes, observando que nos últimos dois anos houve actividades e desenvolvimentos significativos em termos de aquisições de fusões específicas para a indústria de satélites, bem como aumento do potencial e da concorrência real de operadores de satélites não geoestacionários.
Angola é membro da Organização Internacional de Telecomunicações por Satélite, como parte da Região D(África), desde 2017. A adesão foi oficializada por meio da apresentação da carta de aceitação da emenda ao artigo XII (c) iido acordo constitutivo da ITSO, aprovada durante a 37ªsessão extraordinária da assembleia geral, realizada em Paris, França.
A Região D (África) é composta por 45 países do continente.
Ao todo, a ITSO está dividida em cinco regiões: A; (Américas), liderada agora por Douglas May (EUA); B;(Europa Ocidental), representada pela Dra.BiancaLins (Liechtenstein); C; (Europa Oriental e Norte da Ásia), liderada por Tomas zPinciurek (Polônia); D;(África), liderada pelo Dr.Zolana João (Angola), e E; (Ásia e Austrália), liderada por Nedal AlSamara,da Jordânia.
Fonte: MINTTICS