O Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias de Informação de Angola Eng.º Matias Manuel da Silva Borges foi eleito como presidente do Comité Corporativo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da SADC para um período de dois (2) anos
SADC reúne pela primeira vez na Cidade de Gaberone, República do Botswana, de 19 à 21 de Julho, o seu Comité Corporativo de Tecnologias de Informação e Comunicação.
De acordo com a disposição do Tratado sob o Artigo 11 (2)(g), o Conselho estabeleceu um Comité com a denominação de Comité Corporativo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da SADC.
O Comité foi estabelecido com o propósito de rever os documentos estratégicos, políticas, procedimentos, prestação de contas e quadro de transparência da Tecnologia da Informação e Comunicação Corporativa (TIC) da SADC promulgados pela SADC ao abrigo das disposições do Tratado.
O Comité deverá também supervisionar eficazmente os assuntos relacionados com a governação da Tecnologia de Informação Corporativa da SADC e os riscos comerciais relacionados com o uso da tecnologia.
O Comité deve rever e fazer recomendações sobre os documentos, políticas e procedimentos estratégicos das TIC Corporativas da SADC, incluindo, mas não se limitando a; exposições a riscos tecnológicos, segurança da informação, gerenciamento de fornecedores, proteção de dados, investimentos em TIC e segurança cibernética.
O Comité deriva a sua autoridade do Conselho de Ministros da SADC.
A autoridade do Comité reportará ao seu propósito e âmbito, incluindo a revisão dos controlos internos de TIC da SADC, sistemas de gestão de risco de TIC, Plano de Continuidade de Negócios de TIC e medidas de TIC adotadas para a obtenção de eficiência e eficácia nas operações da Instituição.
O Comité terá autoridade para conduzir qualquer investigação apropriada para seu propósito.
O Comité só exercerá seu papel em instituições prescritas pelo Conselho de Ministros da SADC.
O Comité está composto por 5 membros nomeados por Angola, Botswana, RD Congo, ESwatini e Lesotho. Os membros nomeados exercerão essa função por um período de 2 anos.
Os membros, são cidadãos dos 5 Estados que possuam as qualificações relevantes exigidas para a nomeação para servir no Comité
Durante o primeiro dia de reunião, a República de Angola representada pelo seu membro Matias Borges, foi eleita presidente do Comité Corporativo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da SADC por um período de dois (2) anos.