minttics.gov.ao
MINTTICS
20 Junho de 2024 | 16h06 - Actualizado em 20 Junho de 2024

ANGOLA É DOS PAÍSES DO MUNDO COM MAIOR PROBABILIDADE DE DESCOBRIR MAIS DIAMANTES

O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Victor, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, que “Angola é dos países do mundo com maiores probabilidades de descobrir mais diamante e outros recursos primários e secundários por serem explorados”.

Jânio Correia Victor falava na 14* sessão temática, no quadro do programa de interacção com o cidadão, levado a cabo pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), que decorreu no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, aberta pelo Secretário de Estado da Comunicação Social, Nuno Caldas Albino.

 

Ao desenvolver o tema "Programa de Desenvolvimento e Modernização das Actividades Geológico-Mineiras", o Secretário de Estado para Recursos Minerais anunciou que estão a ser elaborados estudos sobre agrominerais, obras para a instalação provisória e implementação da Bolsa de Diamantes de Angola, entre outros projectos de grande valia para a indústria mineiras nacional.

 

Em relação à Bolsa de Diamante, disse que se pretende vender diamantes produzidos no país com maior renda, adicionando valor à nossa matéria-prima.

Jânio Corrêa Victor fez ainda uma abordagem sobre as prioridades do sector, que envolvem a atracção de investimentos de multi-nacionais, o apoio à produção de rochas ornamentais e a construção e implementação do Pólo de Desenvolvimento das Rochas Ornamentais no Namibe até 2026, o apoio à lapidação e criação de novas fábricas, bem como reforçar a sustentabilidade ambiental.

O Secretário de Estado referiu-se, ainda, à Refinaria de Ouro, em construção no município de Viana, que visa acrescentar valor ao ouro produzido em Angola.

No presente mandato (PDN 2023-2027), o sector desenvolveu formações e outorga de diplomas aos primeiros formados do Centro de Formação em Lapidação e Avaliação de Diamantes - CEFOLAD - (erguido pela SODIAM) e no Centro de Formação Técnico-Profissional - CEFOPE- erguido pela ENDIAMA, ambos em Saurimo. O governante explicou que o país conta actualmente com fábricas de lapidação de diamantes, distribuídas entre Luanda e no Pólo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo.


Fonte: MINTTICS 



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério