minttics.gov.ao
MINTTICS
25 Março de 2024 | 16h03 - Actualizado em 25 Março de 2024

ANGOLA CUMPRE CRITÉRIOS DOS SERVIÇOS CLIMÁTICOS DA OMM

No tocante aos serviços climáticos, o país obedece os critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Meteorologia (OMM), com a instalação de servidores modernos, informou o director do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), João Afonso.

Angola é o ponto focal do projecto ClimSA da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), estando o INAMET a realizar, até quinta-feira, o II Seminário Nacional sobre Serviços Climáticos do ClimSA, cuja implementação no país iniciou em 2023, em colaboração com o INAMET.

Neste seminário, peritos em meteorologia da SADC vão analisar os esforços dos Estados Membros para a adaptação às alterações climáticas, sua variabilidade, bem como serviços de previsão e informação climáticas de base científica, para os processos de planeamento nacionais e regionais.

O objectivo é proporcionar aos participantes maior compreensão das suas necessidades em termos de serviços climáticos, utilização de dados, fontes de dados climáticos e modalidades de interacção entre utilizadores e produtores nacionais de serviços climáticos.

Além disso, pretende-se, também, a introdução dos processos e procedimentos do Fórum Nacional de Previsão Climática (NCOF), através do reforço das capacidades do INAMET em matéria de preparação e facilitação de um NCOF, usando a previsão sazonal produzida pelo 28.º Fórum de Previsão Climática da África Austral (SARCOF-28).



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério