minttics.gov.ao
MINTTICS
04 Outubro de 2024 | 00h15 - Actualizado em 04 Outubro de 2024

ANGOLA CELEBRA SEMANA MUNDIAL DO ESPAÇO COM FOCO NAS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

Foi oficialmente aberta, ontem, 4 de Outubro, em Luanda, a Semana Mundial do Espaço, que decorre em todo País até o dia 10 do mesmo mês, sob o lema “Espaço e mudanças climáticas”.

A cerimónia de abertura foi presidida pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, que na sua intervenção, além de outras, se referiu as conclusões da Cimeira do Futuro, realizada em Setembro último, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, à margem da 79.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

"Os líderes mundiais presentes na cimeira adoptaram o Pacto para o Futuro, documento que inclui o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras”, lembrou o ministro. 

Em relação às mudanças climáticas, o Pacto Global confirmou a necessidade de se manter a temperatura global em 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais e de fazer a transição dos combustíveis fósseis nos sistemas de energia, para atingir emissões líquidas zero até 2050.

Mário Oliveira realçou ainda que Angola assinou o Pacto Global e, conforme afirmou, na ocasião, o Presidente João Lourenço, "a adopção do Pacto para o Futuro representa, sem sombra de dúvida, um verdadeiro ponto de viragem para uma abordagem mais dinâmica, mais comprometida, mais engajada e assertiva de questões importantes para a Humanidade”.

O Pacto Global assegura, igualmente, que os Governos estejam engajados na busca pela conectividade, conectando todas as pessoas, escolas e hospitais à Internet e a economia digital, com o compromisso de projectar, usar e governar a tecnologia para o benefício e bem-estar de todos. 

A concepção e operacionalização do Programa Espacial Nacional levou a que fossem definidos importantes pilares de desenvolvimento, de formas a atingir grandes objectivos, visando o progresso harmonioso do nosso País. 

"Temos, actualmente, uma rede de comunicação via satélite que procura unir, por intermédio do Conecta Angola, os pontos mais remotos do país onde nunca houve comunicação e um Programa de Observação da Terra que tem permitido desenvolver produtos que contribuam para a criação de uma economia digital forte, nos mais diferentes sectores económicos" disse o ministro.

Na vertente económica, o ministro destacou os serviços prestados a diferentes organismos públicos e privados, particularmente aos operadores de Telecomunicações.

"Importa aqui destacar o contributo dos nossos operadores que, usando recursos de comunicação via satélite, através do Angosat-2, têm prestado serviços de qualidade às nossas instituições, sem esquecer os serviços que são prestados na República da Zâmbia”, disse Mário Oliveira. 

Desde o seu arranque, o projecto Conecta Angola, que utiliza os recursos do Angosat-2, permitiu a ligação a cerca de 300 mil pessoas em 17 localidades de 13 províncias, facilitando serviços nas Administrações Públicas Comunais e apoiando a educação em áreas que anteriormente não tinham acesso aos serviços de Internet e telefonia.

Com o uso de tecnologia espacial e a inteligência artificial, através de aplicações espaciais desenvolvidas por quadros nacionais, foi possível fazer a georreferenciação de aproximadamente 11 milhões de edifícios em todo o País, potencializando a arrecadação de receitas via imposto predial.

Todas estas iniciativas, segundo o Ministro, têm contribuído para a caminhada rumo à modernização e digitalização da nossa economia, assim como na redução da infoexclusão.

Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério