minttics.gov.ao
MINTTICS
20 Novembro de 2024 | 14h11 - Actualizado em 20 Novembro de 2024

ANGOLA BUSCA PARCERIAS PARA CONSTRUÇÃO DE ACADEMIAS DE CYBER SEGURANÇA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Durante a Cimeira Digital de Tallinn, que decorre desde ontem na Estónia, o Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, reafirmou a abertura de Angola para construção de academias de cyber segurança e Inteligência Artificial.

Num dos vários painéis discutidos durante a agenda de hoje, Mário Oliveira, que participa neste evento em representação do Presidente da República, João Lourenço, tomou a palavra na abordagem sobre as oportunidades e parcerias na Global Gateway da União Europeia, para aceleração e promoção da economia digital, onde mencionou as iniciativas que têm sido implementadas pelo Governo de Angola e identificou algumas portas abertas para parcerias, como a capacitação de quadros e a conectividade.

O Ministro disse também que esta abertura de Angola se estende, entre outras áreas, à construção de fábricas de equipamentos para apoio à empregabilidade e formação de jovens, tornando-os qualificados para responder aos desafios das mais variadas frentes apresentadas no sector.

A delegação angolana, liderada por Mário Oliveira, integra também o Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola nas Repúblicas da Polónia, Estónia, Letónia e Lituânia, Manuel Chaves, e quadros do MINTTICS.

No primeiro dia do evento, Mário Oliveira manteve encontro com o Director Nacional de Cyber da Casa Branca dos Estados Unidos da América, ministros, embaixadores, empresas públicas e privadas, dentre elas a Academia de Governação Electrónica da Estónia.

Em ocasiões diferentes, o responsável do MINTTICS encontrou-se igualmente com o Embaixador da Sérvia na Estónia e os Ministros das Relações Exteriores e das TTI da Estónia, onde os temas centrais abordados foram cyber segurança, governação electrónica e transformação digital.

Fonte: MINTTICS

Hoje, no dia que encerra o evento, o Ministro deu continuidade às reuniões de cortesia, que integraram empresas interessadas em investir em Angola.


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério