À margem da 2.ª Edição da Cimeira Digital do Banco Mundial, que decorre em Washington, D.C., Estados Unidos da América (EUA), o Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão Francisco Correia de Almeida, reuniu-se na Quinta-feira com o Vice-Presidente do Banco Mundial para o Desenvolvimento Digital, Sangu Kim.
A reunião, que contou com a presença de membros das delegações de Angola e do Banco Mundial, centrou-se no reforço da cooperação para o desenvolvimento digital de Angola, com particular enfoque na modernização dos serviços públicos, na conectividade e na inclusão digital. O Ministro de Estado reafirmou o compromisso do Governo angolano com a transformação digital, destacando a Agenda de Transição Digital como um eixo central da reforma do Estado.
Sangu Kim, Vice-Presidente do Banco Mundial, enalteceu os progressos alcançados por Angola na digitalização da Administração Pública, sublinhando a importância de uma liderança ao mais alto nível para garantir a eficácia das iniciativas digitais. Destacou ainda a interoperabilidade dos sistemas, a Identidade Digital Única e a unificação de pagamentos electrónicos como elementos-chave para a eficiência dos serviços públicos.
No contexto regional, foi reconhecido o papel pioneiro de Angola na implementação do Projecto de Aceleração Digital (PADA), posicionando o país como um hub digital e impulsionador da integração regional, nomeadamente através de iniciativas ligadas ao Corredor do Lobito. O Banco Mundial reiterou o seu apoio contínuo ao desenvolvimento digital do país, com vista a explorar novas oportunidades de parceria e a reforçar a integração regional.
O Ministro de Estado esteve acompanhado pelo Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, pelo Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, e pelo Director-Geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Meick Afonso. Pelo Banco Mundial, estiveram presentes Isabel Neto, Practice Manager para o Desenvolvimento Digital na África Austral e Oriental, e especialistas em desenvolvimento digital.
Fonte:MINTTICS