minttics.gov.ao
MINTTICS
30 Abril de 2021 | 15h04

AGÊNCIA DE PROTECÇÃO DE DADOS ASSINA ACORDO QUE PODERÁ FACILITAR FINANCIAMENTO

Financiamento de pequenas empresas poderá ser facilitado com a melhoria da informação sobre crédito.

A Agência de Protecção de Dados (APD), instituição angolana, assinou dia 30 de Abril de 2021, em Luanda, um acordo de cooperação com o Instituição Global de Desenvolvimento para o Sector Privado e Mercados Emergentes (IFC), instituição membro do Banco Mundial, para apoiar o estabelecimento de uma indústria nacional mais eficiente de informação de crédito em Angola, testemunhada pelo Senhor secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário Augusto Oliveira.

No final do acto, a Presidente do Conselho de Administração da Agência de Protecção de Dados, Senhora Maria Pinto, mostrou-se satisfeita em cooperar com a IFC, nesta iniciativa. A implementação de uma central privada de informação de crédito será um passo importante no fortalecimento do sistema financeiro do país, no âmbito das políticas do executivo Angolano para a melhoria do ambiente de negócios, referente ao acesso ao crédito.

Maria Pinto, gestora da APD, realçou ainda que durante o projecto que tem duração de três anos, o IFC trabalhará com APD e outros parceiros estratégicos de relacionamento como o Banco Nacional de Angola, para o fortalecimento do quadro legal e regulatório de reporte de crédito; apoiar o estabelecimento, licenciamento e regulação de centrais privadas de informação crédito; desenvolvimento da capacidade de melhores práticas de reporte de crédito; e ajudar a aumentar a conscientização entre credores e consumidores sobre a importância e os benefícios da informação (reportes) de crédito para facilitar o acesso ao crédito responsável.

Para Indira Campos, responsável da IFC, para Angola, o crédito responsável é vital para fazer com que a ocorrência de assimetrias de informação entre credores e devedores seja reduzida. Por meio desta cooperação, esperamos alavancar a experiência global do IFC, para promover melhores práticas nos processos de trabalho adoptados pela Agência de crédito e gestão de risco, essenciais para o seu desenvolvimento.

De recordar que a iniciativa enquadra-se no âmbito do programa regional do IFC que visa apoiar o desenvolvimento de sistemas de reporte (informação) de crédito, agências de protecção de dados e bancos centrais em toda a África. O programa Credit Bureau da Africa Subsariana promoveu até ao momento reformas no reporte (informação) de crédito em 20 países de África, incluindo Nigéria, Gana, Tanzânia, Zâmbia, Etiópia, Quénia, Ruanda, Madagáscar e Guiné.


Fonte: MINNTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério