minttics.gov.ao
MINTTICS
05 Abril de 2024 | 11h04 - Actualizado em 05 Abril de 2024

ACTUALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS ESPACIAIS AFRICANOS É DESTAQUE NA NEWSPACE AFRICA

Terceira edição da NewSpace Africa (Conferência Espacial de África), que decorre de 2 a 5 de Abril em Luanda, deu destaque no terceiro dia de trabalhos, à dois painéis sobre a actualização dos programas espaciais africanos, informou Gilberto Gomes, porta-voz do evento.

Em declarações à imprensa, Gilberto disse que o evento reuniu directores e representantes das agências espaciais africanas que partilharam as suas experiências e trouxeram propostas e soluções de parcerias.

O porta-voz, fez saber que um outro momento do evento foi reservado à abordagem de soluções espaciais para as questões ligadas às alterações climáticas, gestão e monitoramento de derrames de petróleo, tendo referindo que foi feita ainda uma abordagem sobre as tecnologias emergentes do ecossistema espacial africano, bem como uma apresentação da agência espacial sul-africana, que trouxe soluções de tecnologias para mitigação dos impactos socioeconómicos do ambiente espacial no continente africano, além da capacitação de quadros para programas espaciais.

O evento analisa como a tecnologia espacial pode ser usada para resolver a situação com que África se debate, nomeadamente a pobreza.

O evento conta com Stands de exposição de produtos, serviços e informações da NASA (Agência Espacial dos EUA), da Agência Espacial Europeia (ESA), da SANSA (África do Sul) e da KSA (Quénia).

O certame reúne também representantes de 54 países, com destaque para emissários da NASA, agência espacial europeia, bem como da Rússia e da China.

A conferência, que decorre de 2 a 5 do corrente mês, é uma iniciativa do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), da Space in África e da Agência Espacial Africana da União Africana.

 

Fonte: MINTTICS




Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério