A Organização Mundial da Meteorologia (OMM) foi criada em 23 de Março de 1950, com objectivo de facilitar a cooperação internacional no campo da meteorologia, climatologia e hidrologia, estabelecendo critérios uniformes de monitoramento da atmosfera, padronização de dados, troca de informações e estimular o desenvolvimento de aplicações da meteorologia nos sectores da actividade humana que são sensíveis às variações climáticas.
Normalmente para assinalar a data a OMM adopta um tema da actualidade ou de interesse geral. Para o ano de 2025 o tema é "Fechando Juntos a Lacuna de Alerta Prévio”, que foi adoptado para a celebração do 750 aniversário da Organização. A eleição deste tema é bastante oportuno, pois, foi especialmente concebido de forma a chamar mais uma vez a atenção da humanidade em relação aos "Sistemas de Alerta Prévio” como uma ferramenta que pode ser aproveitada como solução para atenuar os efeitos das alterações climáticas em curso no nosso planeta.
Os Sistemas de Alertas Prévios surgem como uma resposta para a mitigação dos efeitos das alterações climáticas nos seres vivos, face ao aumento na frequência e intensidade dos fenómenos meteorológicos e climáticos extremos causados pelo aquecimento global.
Em Angola, os investimentos feitos pelo Executivo através do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), resultado da implementação do Projecto de Modernização do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), permitiram criar as bases para implementação do Sistema de Alerta Prévio do País, que consistiu na instalação de estações meteorológicas em diversas localidades do país, totalizando 77 novas estações automáticas de diversas especificidades, implementação de infraestruturas tecnológicas de última geração tais como o supercomputador, modelos meteorológicos e marítimos de alta resolução, sistema automático de alertas de trovoadas e aviso de sismo, sistema de monitoramento de seca, bem como um sistema de telecomunicação eficiente.
Contudo e a semelhança dos demais países, ainda existem lacunas em termos de cobertura das estações, na capacidade dos modelos de previsão, entre outras, que serão superadas com a continuação do processo de Modernização do INAMET.
Para comemorar a data neste presente ano, o INAMET elaborou uma agenda que contará com a participação dos seus efectivos em diferentes órgãos de comunicação social, que abordarão diversos assuntos relacionados com a temática do dia mundial da meteorologia de 2025, sendo eles:
O papel da Meteorologia na redução de desastres em áreas urbanas;
· A importância da Climatologia na criação do Sistema de Alerta mais eficiente;
· Como melhorar os sistemas de alerta prévio com a previsão climática sazonal;
· Educação e participação comunitária na previsão de desastres naturais.
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA E GEOFÍSICA-INAMET, Luanda, 19 de Março de 2025.
Fonte: INAMET