Os Projectos Estruturantes constituem uma categoria de acção composta por um conjunto de projectos que, além de implementarem políticas, buscam a reestruturação dos processos e gestão de tecnologia, a diversificação e inovação das práticas e procedimentos.
Projecto Andando Com As Tic/Centros Móveis é um Projecto que se materializa em salas de aulas móvel com computadores alimentados por energia solar que beneficia a população ao fornecer tecnologias de informação e comunicação bem como formação em informática para as escolas e comunidades do país que não dispõem de recursos para adquirir esses serviços. Além de ser capaz de chegar a qualquer escola, independentemente da sua localização, a sala de aulas móvel também disponibiliza um software de treinamento que atende a diferentes habilidades de aprendizagem, permitindo aos alunos um aprendizado conforme o seu ritmo de estudos.
Angola Online é um projecto social sem fins lucrativos com o objectivo de criar pontos de acesso público e gratuitos a Internet em diversos locais do País. Permite a qualquer indivíduo detentor de um dispositivo tecnológico com placa wireless (computador e ou smartphone) navegar gratuitamente pela Internet por um período máximo de 2 horas.
A Reestruturação da Angola Telecom visa reforçar a sustentabilidade económica e financeira, e rácios de gestão para melhor rentabilidade dos investimentos realizados na rede básica visando a aumentar a qualidade do serviço às populações, bem como diversificar o portefólio dos serviços Angola Telecom.
ANGOSAT é a denominação de um projecto do Programa Espacial Nacional (PEN), para a construção, lançamento e operação de satélites angolanos geoestacionários, para expansão dos serviços de comunicação via satélite (internet, rádio, telefonia e televisão), por todo território nacional. O Angosat-2 cobrirá toda a África e Parte da Europa.
O ANGOTIC – ANGOLA ICT FÓRUM é a combinação de fórum e exposição global de tecnologia de informação e comunicação, dedicado a acelerar a transformação digital empresarial de Angola e de África, a criação do Mercado Único Digital e promovendo o networking da comunidade tecnológica internacional.
O Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR) é um instituto público com sede em Luanda, que tem como atribuições gerais contribuir para a formação contínua e o aperfeiçoamento dos profissionais do ramo da Comunicação Social, a investigação científica e a assessoria técnica.
O projecto visa a construção de uma estrutura para emissão de chaves electrónicas e suporte de assinaturas electrónicas, assegurando a certificação digital.
Projecto que visa a transferência do domínio .AO para Angola, com vista a melhorar a eficiência da politica de gestão da estrutura da raiz principal do domínio «ao» e reforçar a segurança e protecção da soberania digital do Estado Angolano no ciberespaço, com medidas técnicas e administrativas.
Criação de uma infra-estrutura de prevenção a informação de incidentes informáticos transversal aos serviços da sociedade de informação. Tendo a missão de actuar de forma confiável no tratamento, resolução e resposta dos incidentes informáticos.
A estratégia do Governo para a Digitalização em Angola, está descrita no Livro Branco das Telecomunicações e Tecnologias de Informação. tendo havido nos últimos anos, vários investimentos públicos e privados nesse sentido.
N´Gola Digital é um projecto social sem fins lucrativos com o objectivo de atingir as populações menos favorecidas, criando espaços de acesso gratuito a salas de informática, equipados com computadores conectados a internet ou não, possibilitando o acesso fácil: aos websites, correio electrónico, estudos e pesquisas, cursos de curta duração, impressão de documentos, e outros serviços utilizando as novas tecnologias como recurso.
Enquadra-se no âmbito da Governação Electrónica, um modelo de governação moderna que tem vindo a ser adoptado por muitos países no mundo. Neste Portal além de notícias, estão igualmente disponíveis outras informações e serviços de utilidade pública para os cidadãos e as empresas.
O Executivo de Angola assume a Televisão Digital Terrestre como o principal meio de asseguramento de um serviço público de televisão moderna, interactiva, aberta e acessível a todos os angolanos. Pelo que o Migração digital visa no asseguramento da transição do Sistema analógico para Digital Terrestre.
Implantação de um sistema de informação integrado que permitirá a monitoração climática e a criação de serviços de valor agregado, com aumento da competência da estrutura graças ao Plano de Formação de pessoal do INAMET (formação inicial e permanente).
A ReMA é um projecto do Executivo Angolano que visa dotar o país de infra-estruturas (Mediatecas) para apoiar a população ao nível da educação, com recursos a tecnologia, ciência, cultura e arte, através da evolução das tradicionais bibliotecas, incorporando as tecnologias da informação e digitalização.
A Estratégia para a modernização e expansão da Rede Nacional de Banda Larga (RNBL), incide na reparação de troços de fibra óptica e dos links de micro ondas inoperacionais e a construção de novos, a partir das infraestruturas construídas.