minttics.gov.ao
MINTTICS
26 Junho de 2025 | 20h06 - Actualizado em 26 Junho de 2025

SADC 2025: CAI O PANO SOBRE 30.ª REUNIÃO REGIONAL DO PRÉMIO DE JORNALISMO

O Comité Nacional de Adjudicação (CNA-Angola) do Prémio SADC de Jornalismo 2025 terminou, nesta quinta-feira, 26, a sua participação na 30.ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação (RAC), que vinha decorrendo, em formato virtual, desde a última terça-feira, 24, sob a presidência da República do Zimbabwe, na sua qualidade de Presidente da organização comunitária regional.

Para além do CNA-Angola, marcaram presença os comités nacionais de adjudicação da África do Sul, do Botswana, de Eswatini, do Lesotho, do Madagáscar, do Malawi, das Maurícias, de Moçambique, da Namíbia, da Zâmbia e do Zimbabwe, que, através do voto singular, apuraram os vencedores das categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo. 

Nove peças da categoria de Imprensa, sete de Rádio, oito de Televisão e cinco de Fotojornalismo foram submetidas ao crivo dos CNA’s que, através do voto, determinaram a classificação geral das peças a concurso, a ser divulgada nos próximos dias, após a homologação formal do Secretariado da SADC. 

Os vencedores (primeiros e segundos classificadas de cada categoria) serão anunciados durante a 45.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da SADC, a ter lugar no próximo mês de Agosto na cidade de Antananarivo, capital da República de Madagáscar. 

Na sessão de encerramento, nesta quinta-feira, 26, a República malgaxe assumiu a Presidência do RAC, rendendo o Zimbabwe e os participantes adoptaram o Relatório da 30.ª Reunião do Comité Regional de Adjudicação. 

Em 1995, o Conselho de Ministros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral aprovou a instituição do Prémio SADC de Jornalismo, com periodicidade anual, para identificar e premiar os melhores trabalhos jornalísticos da região austral do continente africano, nas categorias de Imprensa, Rádio, Televisão e Fotojornalismo, um certame em que Angola tem participado regularmente e onde tem conquistado lugares cimeiros. 

Compõem a SADC, a África do Sul, Angola, Botswana, Comores, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

LEGENDA/FOTOS: 

1. João Demba - Coordenador Nacional de Média da SADC; 
2. Anastácio de Brito - Presidente do CNA-Angola e do Júri; 
3. Fernando Tati - Jurado para a categoria de Imprensa; 
4. Arlindo Macedo - Jurado para a categoria de Rádio; 
5. Mariana Ribeiro - Jurada para a categoria de Televisão; 
6. Quintiliano dos Santos – Jurado para a categoria de Fotojornalismo; 
7. Gisela Inácio - Ponto Focal; 
8. (24.06.) - 1.º Dia – Abertura; 
9. (24.06) - 1.º Dia – Trabalhos; 
10. (24.06) - 2.º Dia – Trabalhos; 
11. (25.06) - 2.º Dia – Trabalhos;
12. (25.06) - 2.º Dia – Trabalhos; 
13. (26.06.) - 3.º Dia – Encerramento

Fonte: MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério