minttics.gov.ao
MINTTICS
27 Janeiro de 2023 | 14h01 - Actualizado em 27 Janeiro de 2023

PRESIDENTE INAUGURA CENTRO DE CONTROLO E MISSÃO DE SATÉLITES

O Presidente da República, João Lourenço, considerou o Centro de Controlo e Missão de Satélites, inaugurado, esta sexta-feira, um projecto determinante para o desenvolvimento e o futuro de Angola, tendo em conta o potencial da infra-estrutura.

"Consideramos que o projecto é de extrema importância”, afirmou o Chefe de Estado, tendo sublinhado o facto de o Centro poder operar em simultâneo três satélites.

Ao falar à imprensa, após ter percorrido diferentes áreas do Centro, localizado na zona da Funda, o Presidente João Lourenço referiu que os outros dois (satélites) "vão ter que ser adquiridos ao longo do tempo”.

"É uma questão de programação. Se não há capacidade hoje, haverá amanhã”, observou o Titular do Poder Executivo, sublinhando a necessidade de se completar o projecto.

Segundo João Lourenço, "o que vale é a intenção de completar o projecto (…) e assumimos o compromisso de completá-lo não importa quanto tempo levar”.

Quanto aos ganhos para o país, decorrentes da inauguração do Centro de Controlo e Missão de Satélites, João Lourenço destacou a melhoria das telecomunicações em áreas como a Comunicação Social, tendo particularizado os serviços de voz e imagem.

No quadro do projecto, o Chefe de Estado destacou também os benefícios do projecto para a agricultura, educação e a ciência, de uma forma geral.

Questionado se o país terá capacidade financeira para suportar a construção de mais satélites, o Presidente da República afirmou que "A capacidade financeira arranja-se, tudo em função da importância que nós damos ao projecto”.

João Lourenço deixou claro que o país vai continuar a apostar em projectos no sector, tendo em vista assegurar a melhor qualidade possível das telecomunicações no país.

O Centro de Controlo e Missão de Satélites (CCM), localizado na comuna da Funda, província de Luanda, foi inaugurado hoje pelo Presidente da República, João Lourenço, no quadro da Estratégia Espacial Nacional. 

A inauguração da infra-estrutura teve lugar após o lançamento, com sucesso, do Angosat-2, em Outubro do ano passado no Cosmódromo de Baikonur, República do Cazaquistão. O satélite angolano está operacional na posição geoespacial 23E.

A infra-estrutura, construída numa superfície de 6.617 metros quadrados, conta com 47 compartimentos devidamente apetrechados com meios técnicos e tecnológicos. O Centro de Controlo e Missão de Satélites é um sistema inteligente com múltiplas vantagens de engenharia, capacidade para garantir o acompanhamento, monitoramento e a exploração de satélites.

Fonte: MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério