minttics.gov.ao
MINTTICS
26 Janeiro de 2023 | 12h01 - Actualizado em 26 Janeiro de 2023 | 14h10

PAIS GANHA FINANCIAMENTO PARA O COMBATE À SECA

Angola conta para os próximos três anos com um financiamento da NASA no valor de 550 mil dólares, para a execução de um Projecto de combate à seca na região sul.

O projeto, denominado "Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola”, lançado esta quinta-feira, em Luanda, visa a recolha, organização, partilha de informação sistematizada e permanente, para a mitigação dos efeitos da seca, que se vem verificando há vários anos na zona sul do país.

Fonte:MINTTICS 

O secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Pascoal Fernandes, disse que o projeto, de iniciativa do sector das tecnologias de informação, busca também, contribuir significativamente na execução de outros projectos e programas que o executivo angolano tem levado a cabo no sentido de mitigar e reduzir o impacto sobre às populações resultantes de situações de seca.

Pascoal Fernandes realçou que o sul de Angola vive períodos cíclicos de secas há várias décadas, sendo que, em 2019, registou-se a pior seca dos últimos 40 anos, com o índice pluviométrico 65% abaixo do normal.
"Em consequência, mais de um milhão e 300 mil indivíduos, nas províncias do Cunene, Huíla e Namibe, foram afectados pela seca, com perdas financeiras avultadas, mas não só, para os agricultores e criadores de gado, bem como o agravamento dos problemas sociais para a população em geral”, frisou.

Segundo o governante, o projecto terá como principais benefícios, a disponibilidade de informação sobre o estado dos recursos hídricos, a localização dos assentamentos populacionais mais vulneráveis aos efeitos da seca no sul do país e a identificação dos locais ideais de implementação dos projetos estruturantes.

Em 2019, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e o Massachuttes Institute of Tecnlogy lançaram o projecto-piloto de quantificação da problemática da seca no sul de Angola.



O combate à seca no Sul de Angola fica reforçado com o novo sistema de recolha e transmissão de dados via satélite sobre os recursos hídricos e sobre a localização dos assentamentos populacionais mais vulneráveis do país apresentado hoje.

O método, designado por "Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola”, funciona com três satélites norte-americanos especializados na radiografia dos solos, particularmente, na avaliação dos recursos hídricos.


O objectivo desse projecto, que tem duração de três anos, é fornecer dados ao Governo angolano sobre o estado dos recursos hídricos e a localização das populações mais vulneráveis ao impacto da seca.

Com recurso à tecnologia espacial, este sistema fornecerá, igualmente, informações sobre os locais ideais para a implementação de projectos estruturantes, como o Canal do Cafú.

Assim, o "Sistema de Apoio às Políticas de Combate à Seca no Sul de Angola” servirá como fonte de informação para o apoio na tomada de decisão sobre as políticas a curto, médio e longo prazo.

Na apresentação do referido projecto, a gestora, a norte-americana Danielle Wood, disse que o mesmo já está em funcionamento e a ser desenvolvido com quadros angolanos, particularmente, do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN).

A especialista norte-americana adiantou que um software (snap) fornecerá dados que vão gerar informações precisas que vão ajudar a resolver o problema da seca cíclica no sul do país.

De acordo com a gestora do projecto vai poder estimar a intensidade da seca, a partir das avaliações feitas a terra, pelos três satélites, sobre as quantidades de água nos solos de Angola.

Fonte:MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério