Na sua intervenção de abertura, Nuno Caldas, que referiu que o principal objectivo deste Seminário, é de olhar para um cenário prático, que passa por colocar os funcionários do MINTTICS em pleno cenário de ataque, permitindo assim elucidá-los e ajudá-las a se comportar sem prejudicar e si e a instituição. "Em geral, quando falamos em Cibersegurança ou Segurança Cibernética, olhamos para as vagas de ataques existentes e decorrentes no ciberespaço. Assim, as ameaças são de carácter global e como, tal Angola não está imune a estes ataques, na guerra cibernética tudo é virtual menos os seus efeitos que podem ser tão ou mais danosos que um ataque bélico tradicional”, referiu.
Segundo Nuno Albino, nos últimos anos, vários países têm dedicado atenção especial à actividades cibernéticas, com vista a aumentar a sensibilização dos cidadãos na área da Cibersegurança. "Assim, no mundo actual, impulsionado pela tecnologia, em que o cenário de ameaças cibernéticas está em constante evolução, proteger os nossos dados e navegar na Internet com segurança é uma necessidade absoluta. A lista de possíveis ameaças pode parecer infinita, e muitos ataques cibernéticos que consideramos distantes da nossa realidade podem estar mais próximos do que pensamos”. Considerou.
No final O Secretario de Estado para a Comunicação Social, disse que não existem sistemas de informação 100% seguros! Não existem soluções milagrosas que combatam todas as ameaças e colmatar todas as vulnerabilidades, a segurança é um processo DINÂMICO que carece de adaptação constante de quem usa a internet.
Participaram do evento funcionários do MINTTICS e dos Órgãos tutelados.
Fonte: MINTTICS