minttics.gov.ao
MINTTICS
07 Maio de 2022 | 07h05 - Actualizado em 06 Maio de 2022

MINTTICS REALIZA PALESTRA SOBRE CRIMES NA INTERNET E SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Direcção Nacional de Políticas de Cibersegurança e Serviços Digitais juntou nesta sexta-feira, 6 de Maio, funcionários do MINTTICS para debater questões ligadas a Segurança da Informação.

O tema, apresentado por José Silva Varela, que entre outros aspectos definiu o conceito de crimes cibernéticos, como sendo a defraudação de um sistema informático, de computadores ou mesmo roubo de informações ou disseminação de vírus, visou fornecer subsídios aos funcionários do Minttics, essenciais para lidar com questões ligadas a segurança da informação. 

Silva Varela recomendou, por isso, a um cuidado maior com a utilização frequente dos mesmos sites, tendo recomendado a alteração periodicamente da senha nas várias plataformas como medida de precaução. "Quando se faz compras ou outros serviços, há sempre uma grande chance de um hacker aceder ou mesmo roubar os detalhes dos cartões de crédito, por isso, é recomendável ter senhas fortes e alterá-las com alguma frequência. Defina uma senha que seja a combinação de números, símbolos e letras diferentes", recomenda. 

No entanto, o director nacional de Políticas de Cibersegurança e Serviços Digitais, Hectiandro Mena, disse aos jornalistas que os números oficiais sobre os crimes dessa tipologia (crimes informáticos) não são ainda, alarmantes, se comparado com as outras realidades, como a Europa, Estados Unidos da América, Brasil e outros, porém, afirma que a tendência de aumento tende a ser anual. 

Hectiandro Mena diz ainda que o País não pode ignorar as ameaças como a problemática da pornografia, tráfico de drogas e outros, razão pela qual o governo tem tido iniciativas legislativas que permitam proteger o cidadão, tendo neste sentido aprovado leis como a da Protecção de Dados Pessoais, das Comunicações Electrónicas e dos Serviços da Sociedade de Informação, e mais recentemente a Lei da Propriedade Industrial e Direitos de Autor. 

A criminalidade informática é hoje regulada bom Código Penal. "Não é muito simples trabalhar a nível da segurança, porque não é o foco das operadoras de telecomunicações. O objectivo delas é prover o acesso às comunicações, garantindo ao cliente o máximo de segurança. 

Participaram do evento, chefes de departamento, técnicos superiores do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, bem como de Órgãos tutelados.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério