minttics.gov.ao
MINTTICS
24 Maio de 2021 | 09h05

MINISTRO REAFIRMA IMPLEMENTAÇÃO DO QUALIFICADOR PROFISSIONAL

Ministro manifesta disponibilidade para tornar a classe forte e interventiva na resolução dos seus problemas e defesa da cidadania, soberania, liberdade de expressão e de convivência pacifica entre os angolanos.

O ministro das Telecomunicações, Tecnológica de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, afirmou, sábado, 22 de Maio do corrente ano, estar em fase de execução o programa de implementação do qualificador profissional das empresas de comunicação social. O programa, que foi reactivado, faz parte da estratégia do Executivo, por via do Ministério das Telecomunicações, Tecnológica de Informação e Comunicação Social, para melhorar as condições de trabalho e sociais da classe.

O responsável, que falava na abertura do Sexto congresso ordinário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), ressaltou que o Executivo está apostado em colocar ao dispor dos jornalistas as condições ideias para o exercício da profissão.

Manuel Homem manifestou também o contínuo apoio à Comissão de Carteira e Ética no processo emissão das carteiras profissionais, bem como, por via do Centro de Formação dos Jornalistas (CEFOJOR), iniciou-se o projecto de ampliação da oferta formativa destinada a melhoria do desempenho das empresas e dos jornalistas, dotando-os de mais e melhores habilidades.

O ministro explicou ainda terem, mediante consenso, prestado o apoio ao SJA para o tratamento e concretização de questões de interesse da classe e das empresas de comunicação social, assim como estão a promover, de forma inclusiva, a revisão do pacote legislativo da comunicação social para torna-lo mais actual, actuante e melhor alinhado aos desafios do país.

Nesta conformidade, o governante reafirmou o compromisso em dialogar e colaborar com o SJA para melhoria das condições de trabalho e sociais da classe, com a implementação de um programa de reforço da relação com a classe jornalística, pautado num diálogo permanente com as distantes associações profissionais.

O ministro, elencou assim alguns princípios, que no seu entender, podem contribuir positivamente no desempenho das associações da classe, tais como a adesão voluntária, a autonomia e independência das associações, a gestão baseada na democracia, a necessidade de informar, educar e formar os associados com regularidade e rigor, a interacção permanente entre os associados, a relação e colaboração da associação com o poder público, bem como a participação económica dos associados.

Relativamente ao congresso, disse ser uma oportunidade de reforço e de ampliação da relação com as empresas de comunicação social, augurando deliberações susceptíveis de gerar correcção de males que dificultam a realização de uma actividade jornalista digna de um bom rigor, isenção e responsabilidade.

No seu entender, o evento evidência o compromisso, a unidade, a coesão, a harmonia dos membros do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, tendo desejado êxitos a nova direcção a ser eleita. Na ocasião, o ministro, manifestou ainda a sua disponibilidade para tornar a classe forte e interventiva na resolução dos seus problemas e defesa da cidadania, soberania, liberdade de expressão e de convivência pacifica entre os angolanos.

A realização dos Sexto congresso ordinário do Sindicato dos Jornalistas Angolanos visa renovar o mandato dos seus órgãos sociais, promover a discussão e reflexão em torno das questões que preocupam a classe e as empresas estatais e privadas.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério