minttics.gov.ao
MINTTICS
13 Maio de 2021 | 09h05

MENSAGEM ALUSIVA AO DIA INTERNACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO

Aos 17 de Maio e sob o lema “Acelerando a transformação digital em tempos desafiadores", é celebrado o Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

A celebração do quinquagésimo segundo aniversário da proclamação do Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, 17 de Maio, representa um momento de avaliação, quer para a sociedade no seu todo, como para os operadores das comunicações electrónicas em particular. Neste momento singular que vivemos, a União Internacional das Telecomunicações celebra a data sob o lema "Acelerando a transformação digital em tempos desafiadores ou simplesmente "Accelerating the digital Transformation in Challenging Times”.

Foi precisamente a 17 de Maio de 1865 que foi fundada a União Internacional das Telecomunicações-UIT, que é a agência das Nações Unidas especializada para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação com a missão de padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais, e é composta por 193 países, entre os quais Angola, e mais de 700 entidades do sector privado e académico mundial.

O Executivo angolano consciente do papel primordial que as Telecomunicações e Tecnologias de Informação desempenham no contexto social e da economia nacional e reconhecendo o sector como alavanca fundamental no processo de desenvolvimento socioeconómico, na luta contra a pobreza e na prossecução dos objectivos do Milénio, definiu o sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação como fundamental no processo de modernização da governação, do desenvolvimento social e económico e de inclusão social.

Neste contexto, e no cumprimento dos objectivos e metas definidas no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, foram traçados um conjunto de acções cujos resultados estão reflectidos na melhoria contínua na prestação dos serviços públicos e básicos de telefonia, no acesso à internet e nos serviços associados, primando sempre pela qualidade e respondendo às necessidades dos utilizadores.

E é assim que hoje Angola conta com mais de 15 milhões de assinantes de telefonia móvel, 7 milhões de utilizadores de internet e mais de 2 milhões de subscritores de televisão por assinatura.

Este ano, o Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, é comemorado ainda num momento em que o mundo enfrenta a pandemia da COVID-19, obrigando a humanidade a adaptar-se a um novo paradigma de convívio social e profissional, usando com maior incidência as ferramentas e serviços proporcionados pelas telecomunicações e tecnologias de informação.

Assim, exortamos os profissionais das Telecomunicações e Tecnologias de Informação a continuarem a trabalhar com brio e dedicação bem como, aos utilizadores das comunicações electrónicas, a fazerem o uso responsável dos serviços digitais e das redes sociais.

 

Finalmente, felicitamos os Órgãos das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, públicos e privados, e uma saudação especial aos quadros do sector pelo trabalho que desenvolvem no asseguramento dos serviços das comunicações electrónicas e no reforço da prevenção e combate à Covid – 19, com suporte aos meios tecnológicos disponíveis.



Fonte: MINTTICS



Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério