minttics.gov.ao
MINTTICS
10 Maio de 2022 | 12h05 - Actualizado em 10 Maio de 2022

LANÇADA LOGOMARCA E O PROGRAMA GERAL DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE AGOSTINHO NETO

O Executivo angolano apresentou oficialmente, esta terça-feira, 10 de Maio, em Luanda, o programa geral das comemorações alusivas ao Centenário de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.

Para o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que presidiu o acto de abertura das comemorações do centenário, estão previstas no interior e exterior de Angola, várias actividades políticas, sociais, culturais, com destaque para uma Conferência Internacional sobre a Vida e Obra de Agostinho Neto, a ter lugar em Junho; um culto ecumênico no dia 17 de Setembro; um acto solene de condecorações.
O ministro de estado adiantou ainda que serão reeditadas as obras "Sagrada Esperança" e "Renúncia Impossível", bem como realizado um Festival Nacional da Cultura (Fenacult) Especial.
Para Adão de Almeida, é necessário reconhecer a dedicação e o empenho de Agostinho Neto na defesa dos valores patrióticos e na transmissão de valores para as actuais e futuras gerações.
O legado de Neto, defendeu Adão de Almeida, inspira várias gerações a empreenderem a mesma luta e elevarem a consciência nacional, para a preservação da unidade nacional.
Considerado o pai da Nação, Agostinho Neto proclamou a 11 de Novembro de 1975 a independência nacional de Angola.
A logomarca do centenário de António Agostinho Neto foi apresentada em detalhe, bem como o seu racional, pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas Albino. "Ao centro da logomarca encontra-se um livro aberto que representa a luta contra o analfabetismo e a actividade literária e poética de Neto" disse Nuno Albino.
A apresentação da logomarca enquadra-se no lançamento oficial das festividades do centenário de Agostinho Neto.
Para as festividades, foi criada uma Comissão Interministerial para a organização das actividades alusivas ao centésimo aniversário natalício do Fundador da Nação angolana, António Agostinho Neto.
A Comissão tem como objectivo organizar os preparativos para uma comemoração condigna dessa efeméride, e integra os ministros de Estado e Chefes das Casas Civil e Militar do Presidente da República, como coordenador e coordenador-adjunto, bem como os responsáveis pelos pelouros da Administração do Território, Defesa Nacional e Veteranos da Pátria, Interior e das Relações Exteriores.
Fazem também parte da comissão os ministros das Finanças, dos Transportes, da Educação, das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, da Juventude e Desportos e da Cultura, Turismo e Ambiente.
Segundo Nuno Caldas, para a criação da logomarca foi lançado um concurso público divulgado em 2021, sob o lema: Angolanos de mãos dadas para o futuro.
Nesse período, prosseguiu, foram apresentadas 58 candidaturas, das quais três empresas e 55 pessoas individuais.
Das candidaturas, 28 foram em formato físico, entregues no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, e 30 em formato digital.
"Para a eleição do vencedor foram considerados vários critérios, entre os quais o conceito, a criatividade, a originalidade e a comunicação", disse.
De todos os trabalhos, apenas três cumpriram com os critérios e apenas um foi o vencedor do concurso: a empresa de publicidade e comunicação Orion.
O acto de apresentação do programa do centenário contou com a exibição de um documentário biográfico sobre Agostinho Neto, apresentação geral do programa geral das actividades do centenário, declamação de poesia e a transmissão de uma mensagem da família de Agostinho Neto.
Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério