minttics.gov.ao
MINTTICS
04 Fevereiro de 2023 | 10h02

JORNALISTAS TREINADOS EM MATÉRIA DE FENÓMENOS METEOROLÓGICOS

Jornalistas da Televisão Pública de Angola (TPA), TV Zimbo, TV Girassol e gestores de produção do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), participaram recentemente em Toulouse - França, de um treinamento que visou aperfeiçoar a forma de tratamento dos dados sobre o clima e não só.

O treinamento, que decorreu de 30 de Janeiro à 03 de Fevereiro, enquadra-se no  projecto de modernização do INAMET, que tem vindo a ser implementado desde 2018 em Angola, com o apoio da Meteo France International (MFI).

No final do treinamento, os participantes tiveram a missão de produzir algumas materias jornalisticas que em breve serão transmitidas pelos três canais de televisão, e irão além das previsões clássicas do tempo, tratar de temas ligados aos avisos precoces de fenómenos meteorológicos extremos, visando a melhor protecção das populações em todo o pais, bem como salvar vidas.

O projeto prevê ainda uma segunda a fase de capacitação sobre "Treinamento Científico na Europa - Gestão de Crisis”, que terá lugar, também em Toulouse no mês de Maio de 2023, no qual participarão além dos profissionais das cadeias televisivas citadas e do INAMET, técnicos dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB).

Recorde-se que o projecto de modernização do INAMET, além de outras, está a levar em todas províncias de Angola, a instalação de equipamentos de ponta que têm permitido a captação, tratamento e disseminação de dados sobre o tempo e não só, de forma regular, sistematizada e com maior precisão a tempo útil.

Fonte: MINTTICS 


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério