minttics.gov.ao
MINTTICS
30 Julho de 2022 | 15h08 - Actualizado em 30 Julho de 2022

ITEL LANÇA AO MERCADO 145 NOVOS FORMANDOS

O Instituto das Telecomunicações de Luanda (ITEL) atribuiu este, sábado, 30 de Julho de 2022, 145 diplomas aos formandos que finalizaram o curso médio no ano lectivo 2021/2022

Os diplomas foram atribuídos durante a primeira cerimónia de outorga aos finalistas dos cursos de Técnico de Informática, com 62 formados, Informática e Sistema Multimédia 13 formados, assim como Electrónica e Telecomunicação com 70 formados.

Uma das finalistas do curso de Informática contemplada com o diploma foi Mirceia de Brito, que espera aplicar na prática o conhecimento adquirido durante os quatro anos de aprendizagem.

Reconheceu a qualidade de ensino do ITEL, tendo destacado a interacção activa e troca de conhecimento entre os colegas nas aulas práticas como momentos que marcaram o período de formação média.   

Em declarações à imprensa a técnica média em informática apontou a entrada à universidade e conclusão da licenciatura com sucesso e mérito como o seu próximo desafio.

Na mesma senda, Emerson Van-Dúnem, formado no curso de Informática e Multimédia, mostrou-se preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, tendo em conta os conhecimentos sólidos adquiridos durante o período de formação.

"Já me sinto preparado para trabalhar em áreas como edição de vídeos, designer, marketing digital, entre outros sectores das telecomunicações e tecnologias de informação”, reforçou.

Na ocasião, o director-geral do ITEL, Cláudio Gonçalves, reconheceu a determinação e perseverança dos alunos, tendo apelado os finalistas a darem continuidade aos estudos, visando desenvolver o país.

Segundo o responsável, até ao momento, o ITEL já colocou no mercado de trabalho mais de quatro mil técnicos, inseridos em diversas áreas socioeconómicas do país, fruto da parceria estratégica que esta instituição desenvolve com as empresas do sector.

Por seu turno, a ministra da Educação, Luísa Grilo, considerou o ITEL como uma instituição que garante confiança e esperança para a transformação do ensino técnico profissional no país.

Conforme a governante, o Executivo angolano pretende replicar o modelo dessa escola em todas as províncias do país, com vista a transformar os formandos em verdadeiros empresários ou empreendedores, que possam criar novos postos de trabalho em Angola.

Por seu turno, o secretário de Estado para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Mário de Oliveira, apelou aos técnicos médios a transformarem-se em agentes de mudança,   

A primeira cerimónia de outorga de diplomas aos formandos do ITEL surge pela primeira vez 37 anos após a criação desta instituição de ensino técnico.


Além de atribuição de diplomas, a cerimónia serviu, igualmente, para distinguir os professores com certificado de mérito, assim como honrar a memória de docentes e discentes falecidos.

Criado ao abrigo do Decreto Executivo Conjunto nº29/85, de 29 de Abril, dos Ministérios da Educação e dos Transportes e Comunicações, na altura, o ITEL tem a missão de formar jovens nas áreas técnicas e tecnológicas com a qualificação para actuar em empresas públicas, privadas ou montar o seu próprio negócio.


Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério