O ITEL (Instituto de Telecomunicações) liderou as conquistas de Angola na Feira Internacional de Ideias, Invenções e Novos Produtos (iENA 2025) em Nuremberga, Alemanha, com 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze. A delegação angolana conquistou um total de 15 medalhas, demonstrando o crescente reconhecimento internacional da capacidade criativa e tecnológica das instituições angolanas.
Conquistas por Instituição:
- ITEL: 3 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze
- Universidade Metodista: 2 medalhas de prata e 1 de bronze
- Universidade do Namibe: 2 medalhas de bronze
- Universidade Agostinho Neto (UAN): 1 medalha de bronze
- SEAKA - Casa de Caminho André Luíz: 1 medalha de bronze
- Paulino Calei Alves (freelancer do Namibe): 2 medalhas de bronze
A iENA é reconhecida como uma das mais prestigiadas feiras mundiais dedicadas à apresentação de soluções inovadoras, novas tecnologias e produtos científicos, reunindo anualmente inventores, instituições académicas e representantes da indústria. Para além de constituir uma importante montra internacional da inovação, o certame promove o intercâmbio de experiências e o estabelecimento de parcerias que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e económico a nível global.
Há mais de 16 anos que instituições angolanas de ensino, investigação científica e desenvolvimento tecnológico participam activamente em plataformas internacionais de difusão da ciência, tecnologia e inovação, no âmbito da Estratégia Nacional de Desenvolvimento. A coordenação nacional da participação de Angola na iENA é assegurada, desde 2019, pela Universidade Agostinho Neto, garantindo a representação do país num espaço de excelência dedicado ao talento, à criatividade e ao progresso científico.
A participação de Angola na iENA é uma oportunidade para promover o intercâmbio de experiências e o estabelecimento de parcerias que impulsionam o desenvolvimento tecnológico e económico global.