minttics.gov.ao
MINTTICS
22 Julho de 2022 | 17h07

INAUGURADO SERVIÇOS DE METEOROLOGIA

Uma estação meteorológica aeronáutica moderna, capaz de fornecer ao ecossistema da aviação angolano dados sobre o Tempo com precisão em tempo real e com regularidade foi inaugurado esta sexta-feira, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem.

A ferramenta denominada "Roboto Sonda” considerada de última geração e com alta precisão, em tempo real, necessária para o exercício e segurança da actividade de aviação, é a primeira a ser inaugurada em Angola e é capaz de fornecer dados com segurança e atender as necessidades do piloto antes, durante e após o voo.
Em declarações à imprensa, o responsável máximo do MINTTICS considerou a entrada em funcionamento da estação um passo importante para o país não só na melhoria de informações meteorológicas, como também na contribuição da informação credível ao sistema meteorológico mundial.
Para Manuel Homem, a aposta do Executivo na área será sentida em outros sectores, nomeadamente na agricultura e pesca, energia e água cujos sistemas estão em fase de instalação.
"Acreditamos que o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, com esse projecto de modernização das suas instalações, terá capacidade para responder com exatidão aquelas que eram as grandes preocupações levantadas pelo sector aeronáutico nacional e internacional”, frisou.
De acordo com o responsável, deve-se continuar a trabalhar e acreditar que o país sairá a ganhar em todas as suas vertentes, onde a meteorologia é importante ao sistema a nível de Angola.
A meteorologia está numa fase de transformação e instalação de novas infra-estruturas de modernização e capacitação dos técnicos e quadros para responder as grandes necessidades que o sector exige .
O país tem múltiplos climas micro-climas e com necessidade de se instalar estacões em determinados pontos da geografia para que se possa, de formas harmoniosas, gerir a situação.



Fonte: MINTTICS


Voltar

Canais de Atendimento

Fale connosco através dos Canais de Atendimento deste Ministério